noticias Publicado em 10 de novembro de 2010

Dilma presidenta: mulher “sozinha”? Ou, sobre efeitos de preconceitos em cascata

(Agência Patrícia Galvão) Professora da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás e doutora pela Unicamp, com a tese “Vidas no singular: noções sobre mulheres sós no Brasil contemporâneo”, Eliane Gonçalves critica o preconceito existente na associação que ainda se faz entre os rótulos “mulher não-casada” e “mulher sozinha”, a partir das interpelações e comentários sobre a presidente eleita Dilma Rousseff.

Leia na íntegra o artigo publicado com exclusividade pela Agência Patrícia Galvão:

“Há muitas formas de conhecer como pensam as pessoas numa determinada cultura. Uma delas é por meio das expressões que irrompem espontaneamente nas falas impensadas, não planejadas, não ensaiadas. Ainda respirando o processo eleitoral que deu vitória a Dilma Rousseff, deparei-me, recentemente, com algumas interpelações feitas por profissionais da mídia sobre a condição de solteira da presidente eleita. Vejam, por exemplo, Mônica Waldvogel, no programa “Entre Aspas” da Globo News, José Luiz Datena, no “Brasil Urgente” da Band, e alguns blogueiros de revistas nacionais, como Veja e outras.

Reforçando um clichê altamente disseminado no senso comum, essas interpelações associam o estado civil de “não-casada” (a presidente se autodeclara solteira, mas já foi casada, é mãe e avó) à condição de mulher sozinha. Estar sozinha é não ter um par, um marido. Não adianta argumentar que se têm amigos, filhos, parentes, alunos, animais de estimação, nada. Ser sozinha é um rótulo que se aplica com sucesso àquelas pessoas que, supostamente, “amargam” a condição de não-casadas.

O fenômeno está longe de ser genuinamente brasileiro. Personagens públicas como Condoleezza Rice, ex-secretária de Estado dos EUA, foi alvo de diversos ataques por ser solteira e sem filhos. São variadas as formas de violência contra mulheres, isso já sabemos.

Não bastasse a quebra monumental na convenção polarizada de gênero –que prevê um homem político à frente, assumindo seu lugar público, com uma esposa atrás, como primeira dama, assumindo compromissos fúteis associados ao seu destino privado–, a eleição de uma mulher não-casada suscita imediatamente especulações sobre seu estatuto no presente e seu futuro marital: “A senhora está namorando?”; “A senhora está solteira?”; “E se a presidente arranjar um namorado, como é que fica?”.

Gostaria que a nossa presidenta não caísse nesta armadilha, respondendo a essas invasivas perguntas com outros clichês, como este: “infelizmente, solteira” e “celeremente indo para a terceira idade” (“Solteira, infelizmente” – Veja nas Eleições, 07/04/2010). No imaginário social ainda persistem idéias como essas: pessoas solteiras são infelizes e, se chegam à terceira idade, é melhor aposentar a vida amorosa e sexual.

Não podemos ainda celebrar, ao invés de lamentar, o fato de uma mulher não-casada ter uma vida que valha a pena ser vivida. Nem mesmo sendo presidenta de um país tão vultuoso, com uma carreira política de tamanho sucesso. É impressionante que uma mulher com esta estatura ainda seja medida por esta escala.”


Eliane Gonçalves

Professora de Sociologia da UFG e colaboradora do Grupo Transas do Corpo

 

Fonte: Agência Patrícia Galvão

http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1033&catid=82

30anos
Grupo Transas do Corpo
Ações educativas em gênero,
saúde e sexualidade.