noticias Publicado em 26 de novembro de 2010

Festival encerra a primeira etapa da Ponto Final na Violência contra as Mulheres e Meninas

Evento vai apresentar os resultados do trabalho desenvolvido, desde o início do ano, às pessoas que vivem no Campo da Tuca, um bairro de Porto Alegre, proporcionando aos moradores e comunidades vizinhas a oportunidade de usufruir de atrações culturais com foco nas desigualdades. A desnaturalização da violência contra as mulheres e meninas e mudança de comportamentos sociais é o objetivo central da Campanha que prosseguirá em 2011.

O Festival de Arte e Cultura do Campo da Tuca marca neste sábado, 27, o encerramento da primeira etapa das atividades de 2010 da Campanha Ponto Final na Violência contra as Mulheres e Meninas. O evento terá início às 14 horas e será realizado em frente à Associação Comunitária Campo da Tuca, Rua D nº. 200, Bairro Partenon, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O Campo da Tuca é um bairro da zona leste da capital gaúcha, no qual a Campanha Ponto Final realiza sua experiência piloto desde o início do ano, sob a liderança da Associação Comunitária do Campo da Tuca/ACCAT, em parceria com as entidades feministas Themis Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero, Maria Mulher- Organização de Mulheres Negras e Coletivo Feminino Plural.

O objetivo do Festival de Arte e Cultura é apresentar os resultados da experiência piloto da Campanha Ponto Final às pessoas que vivem no Campo da Tuca e, também, proporcionar aos moradores dessa comunidade e bairros vizinhos a oportunidade de usufruir de atrações culturais com foco nas desigualdades que levam à desnaturalização da violência contra as mulheres e meninas e mudança de comportamento sociais.

A programação do Festival de Arte e Cultura contempla diálogos sobre direitos de mulheres, rodas de leitura para crianças, palestras sobre saúde e apresentação de grupo de dança e de conjunto musical. O Festival integra o chamado à ação da Campanha 25 de Novembro – Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres e as atividades da Campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Esse dia 27 deve ser lembrado como a data em que o Brasil ratificou a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher – Convenção de Belém do Pará.

São parceiros do Festival – A Campanha Ponto Final obteve apoio para a realização deste Festival de Arte e Cultura do Campo da Tuca de: DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto; EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação; SESI/RS – Serviço Social da Indústria ; Coordenação da Mulher de Porto Alegre; SAJU/UFRGS – Serviço de Assessoria Jurídica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Brigada Militar; Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer e Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.

Na América Latina e Caribe – A Campanha Ponto Final na Violência contra Mulheres e Meninas tem na coordenação para a região da América Latina e do Caribe a Rede de Saúde das Mulheres Latinoamericanas e do Caribe – RSMLAC e é resultante de parceria com a agência de financiamento internacional Oxfam-Novib. Trata-se de uma experiência já desenvolvida em vários países da Ásia e África que foi adequada ao contexto latino-americano e caribenho. Ao mesmo tempo em que se encerra no Brasil, a Ponto Final também está finalizando a primeira etapa de suas atividades na Bolívia, Guatemala e Haiti.

No Brasil, a Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos é responsável pela coordenação executiva desta iniciativa no País. A coordenação geral da Campanha está constituída pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero – RHEG, Agende – Ações de Gênero, Cidadania e Desenvolvimento e Coletivo Feminino Plural.

Ao longo do ano, a Ponto Final conquistou apoio e adesões de diferentes organizações do País e também de entidades internacionais, culminando com o fortalecimento do seu Diretório Nacional. A expansão pelo Brasil também se configurou com lançamentos, além do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Pará.

SAIBA MAIS
A Campanha Ponto Final tem como objetivo mudar as atitudes e crenças sociais relacionadas a discriminação, desigualdades e iniquidades de gênero que sustentam e promovem a violência contra as mulheres e meninas. Promover uma mobilização social através das alianças intersetoriais para condenar e repudiar todo o tipo de violência contra mulheres e meninas. Fortalecer as redes de mulheres para visibilizar e denunciar esta problemática, além de exigir e incidir na programação de mudanças nos níveis institucionais e culturais no trabalho conjunto da prevenção desta violência.

Fonte: Rede Feminista de Saúde

http://www.redesaude.org.br/portal/comunica/2010-11/

30anos
Grupo Transas do Corpo
Ações educativas em gênero,
saúde e sexualidade.