noticias Publicado em 3 de outubro de 2016

FRIDA – Fundo de Jovens Feministas

FRIDA | Fundo de Jovens Feministas é o único fundo liderado pela juventude focado, exclusivamente, em apoiar globalmente o ativismo de jovens feministas para o avanço dos movimentos e agendas de justiça social. FRIDA foi criado para trazer novos recursos e oportunidades às mulheres jovens e juventude trans, a nível global. Acreditamos que apoiar as jovens feministas é chave para a expansão, rejuvenescimento e sustentabilidade dos movimentos e organizações de mulheres, agora e no futuro. Até os dias atuais, FRIDA completou 4 ciclos de apoio desde 2012, e acumula o apoio a 109 grupos de jovens feministas, em 67 países ao redor do mundo e concedendo um total de 713,214.00 dólares em apoios diretos.

 

PRAZO PARA INSCRIÇÕES: 10 de novembro de 2016

 

Quem pode se inscrever?

  • Grupos fundados por mulheres ou trans jovens (com menos de 30 anos) que estejam comprometidas a:
  • Avaçar e defender os direitos das mulheres desde uma perspectiva feminista;
  • Melhorar as vidas das mulheres e trans* jovens a nível local, nacional, regional e internacional;
  • Organizações inclusivas, de ação coletiva e construção do movimento feminista;
  • Grupos, redes, ou coletivos baseados no Sul Global (África, Ásia e Pacífico, Oriente Médio, América Latina e Caribe, América Central, Sul e Leste Europeu e Cáucaso, Ásia Central).
  • Grupos fundados nos últimos 6 anos (se seu grupo se formou entre 2010 – 2016).

 

FRIDA utiliza o termo ‘feminista’ de forma abrangente para se referir a pessoas trabalhando com movimentos de mulheres ou em outros movimentos sociais que promovam e trabalhem pela segurança, igualdade, justiça, pelos direitos e dignidade de meninas, mulheres e outros grupos discriminados. Baseando-se no entendimento que uma profunda discriminação ocorre no sistema de dominação patriarcal em todas as sociedades, as jovens feministas estão determinadas a desafiar, direcionar e mudar as raízes que ocasionam desigualdades, violações de direitos e injustiças. Reconhecemos que há vários feminismos e amplas oportunidades para expressar esses princípios no nosso trabalho. FRIDA enfatiza os princípios feministas através de todo seu trabalho. Esses princípios incluem: a não hierarquia, coletividade, participação, diversidade, e inclusão. Definimos enquanto jovens feministas pessoas que através das lentes de gênero se comprometem a avançar a igualdade de gênero e os direitos das mulheres, por meios feministas explícitos. FRIDA foca no ativismo liderado por feministas, com menos de 30 anos de idade.

 

Se selecionado, o seu grupo será informado por email em dezembro de 2016. Os apoios serão concedidos aos grupos em fevereiro de 2017.

 

COMO INSCREVER A SUA PROPOSTA

Visando simplificar o processo de inscrição, FRIDA aceita as propostas online! Nós recomendamos fortemente que você leia todo o formulário antes de se inscrever online.

Isso te ajudará a preparar suas respostas completas antes de começar sua inscrição online. A fim de se assegurar que nós recebemos a sua inscrição, utilize o formulário online, em detrimento de enviar-nos sua proposta por email.

Depois de ler os critérios de concessões, se você acha que o seu grupo é elegível para se candidatar a uma bolsa do FRIDA.

 

Para ler a proposta na íntegra e acessar formulário, acesse:

 

http://youngfeministfund.org/apply-for-a-grant/portugues/

 

 

#cicloFRIDA2016

30anos
Grupo Transas do Corpo
Ações educativas em gênero,
saúde e sexualidade.