noticias Publicado em 24 de outubro de 2016

Laboratório Raízes do Movimento com Fernanda Dias

E abrem 03 vagas para integrantes de movimentos sociais e grupos artísticos que se proponham ao enfrentamento das violências de gênero e ao racismo.

 

O Núcleo Ocupa Madalena e o Grupo Transas do Corpo recebem em Goiânia o Laboratório Raízes do Movimento, com Fernanda Dias, numa vivência que une danças negras Afro-brasileiras, Tradicionais e Contemporâneas do Senegal na potencialização do corpo, sua expressão e movimentos, para criações artísticas. Trata-se de mais uma formação para multiplicadoras de técnicas do Teatro das Oprimidas, que propõe o enfrentamento das opressões que recaem sobre o corpo da mulher através da arte. O Laboratório será realizado de 25 a 27 de outubro, das 18h às 22hs, na Sala 8 da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

 

Os movimentos executados servirão de instrumento de discussão sobre o corpo feminino na sociedade no sentido de despadronização do movimento e também servirá de ferramenta para construção de personagens no Teatro do Oprimido. A intenção é que esses movimentos possam, além de trazer uma consciência e potência para esse corpo que sofre tantos infortúnios no dia a dia, servir de veículo de comunicação para expressar o que a palavra não dá conta.

 

Fernanda Dias é Assistente Social, atriz, bailarina e pesquisadora das danças de matrizes africanas com formação pela Faculdade de Dança Angel Vianna (RJ) e pela École Des Sables, localizada no Senegal (África). É integrante da Cia Os Ciclomáticos e do ColetivoMadalenas Anastácias (RJ).

 

Essa formação está dentro das ações do projeto Circuito da Diversidade na Escola e na Comunidade, projeto de extensão da UFG vinculado à Faculdade de Ciências Sociais, com atividades em Goiânia e em Pirenópolis. O Laboratório Raízes do Movimento é voltado para participantes do Ciclo de Criação Ocupa Madalena 2016, iniciado no mês de agosto, e estão abertas 03 vagas para integrantes de movimentos sociais e grupos artísticos que se proponham ao enfrentamento das violências de gênero e ao racismo.

Lembrando que nos dias 28 e 29, Fernanda realizará atividades abertas ao público na Casa Corpo (62- 3609 8386).

 

Formulário de Inscrição: https://goo.gl/forms/4ZGdr5HjcsTwjxia2

 

REALIZAÇÃO:

GRUPO TRANSAS DO CORPO

OCUPA MADALENAS

APOIO INSTITUCIONAL:

FUNDO BRASIL DE DIREITOS HUMANOS

GLOBAL FUND FOR WOMEN

APOIO LOCAL:

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA (PROEC) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

CANTINHO FRIO RESTAURANTE / GRILL

30anos
Grupo Transas do Corpo
Ações educativas em gênero,
saúde e sexualidade.