institucional

Linha de Ação

FORMAÇÃO FEMINISTA E CAPACITAÇÃO TEMÁTICA

Com base numa pedagogia feminista e participativa, o Grupo Transas do Corpo desenvolveu, ao longo de toda sua história, atividades para formação de lideranças femininas, entre mulheres adultas e jovens. Além de oferecer capacitações temáticas para profissionais de saúde e educação envolvidos no trabalho com mulheres adultas e com jovens de ambos os sexos, nessa linha de ação, o Grupo Transas do Corpo prestou assessorias a organizações governamentais, movimentos populares, instituições e empresas que desejaram tomar contato com questões de gênero, saúde e sexualidade por meio de seminários temáticos, cursos de formação, palestras e colóquios, oficinas sobre corpo e sexualidade. Outra oferta desta linha de ação foram campos de estágio e de prática de pesquisa (bacharelado) para estudantes em formação nas áreas de Saúde, Psicologia, Letras e Ciências Sociais.

PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO  

Organizadas nessa linha de ação estão as atividades de pesquisa, mapeamentos, análises crítico-reflexivas e teorizações desenvolvidas com o objetivo de produzir, sistematizar e difundir conhecimento sobre gênero, saúde e sexualidade numa perspectiva feminista, fortalecendo e ampliando o debate epistemológico e político nessa área. Os produtos dessa linha de ação são oferecidos à comunidade na forma de relatórios técnicos de pesquisa, livros, artigos acadêmicos, matérias jornalísticas, vídeos, disponíveis em formato digital na Biblioteca deste site.

Como aporte dessa linha de ação, o Transas do Corpo é integrante da  Rede Goiana de Pesquisa Sexualidades, Gêneros e Intersecções, constituída com o objetivo de “desenvolver estudos relacionados às temáticas de gênero, sexualidades e suas intersecções com outros marcadores de diferença (raça, classe, geração, localidade geográfica, entre outros) que possibilitem compreender como essas articulações potencializam desigualdades”