institucional

Linha de Ação

FORMAÇÃO FEMINISTA E CAPACITAÇÃO TEMÁTICA

Com base numa pedagogia feminista e participativa, o Grupo Transas do Corpo desenvolveu, ao longo de toda sua história, atividades para formação de lideranças femininas, entre mulheres adultas e jovens. Além de oferecer capacitações temáticas para profissionais de saúde e educação envolvidos no trabalho com mulheres adultas e com jovens de ambos os sexos, nessa linha de ação, o Grupo Transas do Corpo prestou assessorias a organizações governamentais, movimentos populares, instituições e empresas que desejaram tomar contato com questões de gênero, saúde e sexualidade por meio de seminários temáticos, cursos de formação, palestras e colóquios, oficinas sobre corpo e sexualidade. Outra oferta desta linha de ação foram campos de estágio e de prática de pesquisa (bacharelado) para estudantes em formação nas áreas de Saúde, Psicologia, Letras e Ciências Sociais.

PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO  

Organizadas nessa linha de ação estão as atividades de pesquisa, mapeamentos, análises crítico-reflexivas e teorizações desenvolvidas com o objetivo de produzir, sistematizar e difundir conhecimento sobre gênero, saúde e sexualidade numa perspectiva feminista, fortalecendo e ampliando o debate epistemológico e político nessa área. Os produtos dessa linha de ação são oferecidos à comunidade na forma de relatórios técnicos de pesquisa, livros, artigos acadêmicos, matérias jornalísticas, vídeos, disponíveis em formato digital na Biblioteca deste site.

Como aporte dessa linha de ação, o Transas do Corpo é integrante da  Rede Goiana de Pesquisa Sexualidades, Gêneros e Intersecções, constituída com o objetivo de “desenvolver estudos relacionados às temáticas de gênero, sexualidades e suas intersecções com outros marcadores de diferença (raça, classe, geração, localidade geográfica, entre outros) que possibilitem compreender como essas articulações potencializam desigualdades”

30anos
Grupo Transas do Corpo
Ações educativas em gênero,
saúde e sexualidade.