noticias Publicado em 2 de junho de 2016

Mulheres jovens e feminismo: curso online abre inscrições para todo Brasil

Mulheres jovens e feminismo: curso online abre inscrições para todo Brasil

 

Feminismo e cotidiano é o mais novo curso virtual que a Universidade Livre Feminista disponibiliza, voltado para duplas ou grupos de jovens estudantes de até 20 anos, de todas as regiões do país que estão querendo se aproximar do feminismo. As propostas do curso são fortalecer a autoconfiança e autonomia de mulheres jovens para enfrentarem a violência machista e promover a reflexão e o debate sobre o movimento feminista, compartilhando conhecimentos e experiências com mulheres que estão descobrindo e querem conhecer melhor e participar do feminismo. O curso começa no dia 10 de junho e terá duração de dois meses. As informações sobre as inscrições estão disponíveis aqui: http://feminismo.org.br/portfolio/curso-feminismo-e-cotidiano/. Elas deverão ser feitas nos dias 2 e 3 de junho.

Serão abertas 250 vagas e a prioridade será dada a jovens de escolas de ensino médio e no primeiro ano de faculdade, sem excluir as que, por questões sociais ou econômicas, estão fora desses espaços. A Universidade Livre Feminista adotará como ação afirmativa garantir 50% das vagas para negras e indígenas. Outros critérios para seleção das participantes serão o equilíbrio de participação por região do país e a priorização quem estuda em escolas públicas, não se excluindo estudantes de escolas particulares.

Mas atenção! A participação não pode ser individual. Só podem se inscrever duplas, trios ou grupos (quatro pessoas ou mais) que se disponham a realizar o curso juntas e refletir-debater coletivamente de forma presencial as questões em debate e realizar as tarefas em conjunto.

A metodologia terá como referência a educação feminista. O elemento central será o debate de ideias, partindo das vivências das participantes e de “provocações” que incentivem a reflexão e o livre pensar. Serão realizados fóruns de discussão e chats ao vivo, reflexões e debates sobre as raízes (patriarcais, racistas, capitalistas e heteronormativas) da violência contra as mulheres, bem como as causas de sua manutenção e reprodução. O Curso é também o primeiro passo de um processo de formação sobre violência doméstica que envolverá gestoras e feministas com experiência na incidência em políticas públicas.

O projeto tem apoio do Fundo Elas e do Instituo Avon e conta com a colaboração de diversos grupos feministas.

Para mais informações acessar: http://feminismo.org.br/mulheres-jovens-e-feminismo-curso-online-abre-inscricoes-para-todo-brasil/

30anos
Grupo Transas do Corpo
Ações educativas em gênero,
saúde e sexualidade.