noticias Publicado em 9 de junho de 2011

Cebes lança Fórum Virtual para debater política e saúde

2º Simpósio de Política e Saúde: Forum Virtual

Com o objetivo de agregar aos debates promovidos pelo processo da 14 ª Conferência Nacional de Saúde, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) realizará de 07 a 09 de julho, o II Simpósio de Política e Saúde, em Brasília, às vésperas do Congresso do CONASEMS. Acreditamos que este evento será um espaço de repercussão das teses construídas no II Simpósio.

 

Entendemos que os impasses da Saúde no Brasil exigem a retomada das discussões em torno dos rumos da reforma sanitária no contexto do modelo de desenvolvimento delineado nos últimos anos. Nossa ideia é realizar um debate de cunho eminentemente político e, a partir daí, construir teses que contribuam para uma agenda do movimento sanitário. O debate será realizado em duas etapas: a virtual e a presencial, sendo essa última durante o Simpósio.

 

A primeira fase será por meio deste Fórum Virtual, desenvolvido a partir de teses produzidas por convidados com reconhecido saber na área e com atuação vinculada ao Cebes. Os artigos, porém, não têm a pretensão de esgotar todas as abordagens nos planos da análise e da proposição de políticas. Nossa expectativa é que a ampla participação de nossos militantes e simpatizantes possa favorecer a construção de teses políticas consistentes e representativas do pensamento em prol da reforma sanitária.

 

Indicamos o tema “Saúde e Desenvolvimento” para orientar todo o debate específico, organizado sob a questão seguinte: “Defesa intransigente do interesse público na saúde”. O formato completo é:

 

Tema central do debate: Saúde e Desenvolvimento

 

Eixo: Defesa intransigente do interesse público na saúde

 

1. Sub Eixos:

– Desvendar e enfrentar as relações entre o setor público e o privado na saúde;

– Direito a Saúde, Acesso Universal e de Qualidade;

– Justiça e Direito: Judicialização, ação e papel do judiciário para a garantia do interesse público;

– Que alternativas para a gestão pública de sistemas e serviços de Saúde?

 

Saiba mais sobre como participar

30anos
Grupo Transas do Corpo
Ações educativas em gênero,
saúde e sexualidade.