noticias Publicado em 18 de julho de 2013
IMAGENS QUE FALAM, SILÊNCIOS QUE ORGANIZAM: sexualidade e marcas de homofobia em livros didáticos
IMAGENS QUE FALAM, SILÊNCIOS QUE ORGANIZAM: sexualidade e marcas de homofobia em livros didáticos brasileiros
Eliane Gonçalves
Joana Plaza Pinto
Lenise Santana Borges
Resumo
Um livro didático é, ao mesmo tempo, linguístico e imagético e perguntar sobre o papel do discurso imagético é um aspecto importante da investigação sobre o modo como os sujeitos são produzidos. A partir da teoria dos atos de fala e suas interpretações contemporâneas para o gênero e a sexualidade, o artigo pretende problematizar o preconceito implícito e explícito no tocante à diversidade sexual levando em conta textos e imagens de livros didáticos de matemática, biologia e português, do ensino médio, recomendados pelo Ministério da Educação e utilizados na rede pública.
Palavras-chave: Sexualidade, Homofobia, Livro Didático
Confira o ARTIGO COMPLETO.