eventos Divulgado em 6 de janeiro de 2017. Evento em 26/06/2011 (00:00)

Copa do Mundo de Futebol Feminino


Data do evento: 26/06/2011

Fonte: http://blogueirasfeministas.com/2011/copa-do-mundo-mulheres/

Olá a todas e a todos!

Meu nome é Karen Polaz e hoje escrevo pela primeira vez no Blogueiras Feministas. A gente vai se conhecendo com o passar do tempo e eu gostaria de agradecer por esta oportunidade.

Faça a seguinte experiência: em meio a uma roda de amigas e amigos, depois que um assunto chegou ao fim, diga como quem não quer nada: “E a Copa do Mundo está chegando!”. Após alguns instantes de silêncio, provavelmente você vai ouvir que a Copa já passou e o Brasil perdeu ou que a Copa está chegando e as obras no Brasil estão atrasadíssimas ou, ainda, alguém provavelmente falará que “só se for a Copa do Mundo Sub-17, que já começou!”.

Se nessa roda de amigos não houver pessoas ligadas a alguma corrente feminista ou mesmo que se interessem pelo assunto, provavelmente será um homem a primeiro perguntar se você está se referindo à “Copa do Mundo das Mulheres”. E olhe lá!

Mas o fato é que a Copa do Mundo Feminina está mesmo chegando e será entre os dias 26 de junho (sim, agora!) até 17 de julho na Alemanha, onde 336 jogadoras divididas em 16 seleções disputarão o título de campeãs do mundo de futebol. Tive grande dificuldade em encontrar sites que dessem informações sobre a Copa Feminina e, os que eu encontrava, eram sobre as “mais gatas” ou as “mais sensuais” torcedoras da Copa do Mundo Masculina de 2010. A dificuldade foi tanta que tive que acessar os sites da FIFA e da CBF para ter condições de escrever este post.

No que se refere ao site da CBF (para quem não sabe, Confederação Brasileira de Futebol), precisei de um olhar mais demorado para encontrar informações sobre a seleção feminina. Lá, existe uma divisão entre “Seleção Feminina de Futebol” e “Seleção Brasileira de Futebol”, esta última representando a dos homens e a legítima. Onde está a palavra “masculina” na seleção dos nossos meninos e onde está a palavra “brasileira” na seleção das nossas meninas? Quanto à lista de competições nacionais, a Copa do Brasil de Futebol Feminino vem lá em último lugar, depois dos Campeonatos Brasileiros das Séries A, B, C e D e da Copa do Brasil 2011. Procurando bem nas notícias de canto escritas com letras pequenas, encontram-se informações sobre a Copa do Mundo Feminina de Futebol.

O site da FIFA, por sua vez, fornece informações mais detalhadas sobre a Copa do Mundo Feminina, apesar de o fazer com discrição. Muito provavelmente escrita por um homem, a notícia principal sobre a Copa não “escapou” de se referir ao aspecto físico das jogadoras: “Sem dúvida, a versão mais bela do esporte mais popular do mundo proporcionará muitas emoções nas próximas semanas”.

Diante dessas situações, pensei em comentar sobre o estado de abandono em se encontra o futebol feminino brasileiro, sobre o preconceito ainda sofrido por esse esporte quando jogado por mulheres ou sobre a alemã Birgit Prinz, a maior artilheira da história da Copa do Mundo Feminina da FIFA ou sobre a brasileira Marta, eleita cinco vezes a Jogadora do Ano da FIFA. Também pensei em comentar sobre o fato de algumas jogadoras alemãs terem posado para a Playboy a fim de “divulgar” a Copa do Mundo, sobre o meu amor por esportes e a importância da prática de esportes para a sociabilidade e assim por diante. Mas não, não está na hora de escrever um post gigante sobre isso; está na hora de divulgar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2011!!! Vamos lá, gente!

Começa no domingo o sexto Mundial Feminino contando com 16 seleções, entre as quais a da Alemanha e dos Estados Unidos, consideradas as favoritíssimas para o título. O Brasil, que também não pode ficar de fora desse seleto grupo, virá com tudo na tentativa de deixar para trás a alcunha de “vice”. As seleções da Noruega, Inglaterra, Suécia, Japão e Coreia do Norte, por sua vez, também podem ser consideradas fortes candidatas e que prometem um grande desempenho neste Mundial.

Quem são as convocadas da seleção brasileira?

Goleiras
1 – ANDREIA
12 – BARBARA
21 – THAIS

Defensoras
2 – MAURINE
3 – DAIANE
4 – ALINE
5 – RENATA COSTA
6 – ROSANA
13 – ERIKA
14 – FABIANA
16 – ELAINE
20 – ROSEANE

Meio-campistas
7 – ESTER
8 – FORMIGA
9 – BEATRIZ
15 – FRANCIELLE

Atacantes
10 – MARTA
11 – CRISTIANE
17 – DANIELE
18 – THAIS
19 – GRAZIELLE

Técnico: Kleiton LIMA

Onde assistir?

Aqui encontramos um problema, pois não sei até que ponto podemos confiar nas raras informações disponíveis. A TV Bandeirantes, a Band, afirmou que irá transmitir os jogos – pelo menos o jogo de estreia do Brasil com certeza. Quem souber de mais detalhes sobre a transmissão dos jogos, por favor, deixe um comentário e ajude a divulgar.

Nos sites brasileiros, não encontrei informações nem sequer sobre os horários dos jogos, mas não importa. O fuso horário da Alemanha é de 5 horas a mais que no Brasil e, portanto, já fiz as conversões dos horários de alguns jogos da primeira fase e os apresento para vocês.

Grupo A
No jogo de abertura do Mundial, a Alemanha, anfitriã e atual bicampeã, enfrentará a seleção do Canadá:
26/06, às 13:00h, em Berlim

Grupo D
Esse é o grupo do Brasil, juntamente com Austrália, Guiné Equatorial e Noruega.

Brasil x Austrália
29/06, às 13:15h, em Mönchengladbach

Brasil x Noruega
03/07, às 13:15h, em Wolfsburgo

Brasil x Guiné Equatorial
06/07, às 13:00h, em Frankfurt/Main

VAMOS DIVULGAR!!! Força, Brasil!!!

Fontes:

Fifa.com – Copa do Mundo Feminina 2011

CBF.com – Seleção Feminina de Futebol

Band Esportes – Futebol Feminino

Imagem: A Seleção Brasileira de Futebol Feminino recebe a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Foto de Wilson Dias/Agência Brasil

30anos
Grupo Transas do Corpo
Ações educativas em gênero,
saúde e sexualidade.