noticias Publicado em 27 de maio de 2016

Repúdio ao Estupro Coletivo – um basta a cultura do estupro

O Grupo Transas do Corpo apoia e convida a todas/os para o Ato – Repúdio ao Estupro Coletivo. Acontecerá neste domingo, dia 29/05, às 16:00 no Lago das Rosas, Setor Oeste – Goiânia (GO).

 

Nós, feministas de Goiás, viemos a público manifestar nosso repúdio ao ato de barbárie contra uma menina de 16 anos, vítima de um estupro coletivo na Zona Oeste, no Rio de Janeiro, na madrugada do último dia 24. Um vídeo em que a adolescente aparece nua, dopada e com marcas de violência se tornou um viral na Internet. Um grupo de 30 homens filmou o crime com seus celulares para compartilhá-los nas redes sociais.

 

Dados do Fórum Brasileiro de segurança pública mostram que a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil. No ano de 2014, foram registrados 47.646 estupros, segundo dados oficiais das secretarias estaduais de segurança pública. No entanto, estudos internacionais como o “National Crime Victimization Survey”, afirmam que apenas 35% das vítimas desse tipo de crime prestam queixa. Segundo estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apenas 10% dos casos chegam ao conhecimento da polícia. Ou seja, considerando as médias apontadas por ambas as pesquisas, acredita-se que podem ter ocorrido entre 136 mil a 476 mil casos de estupro no Brasil apenas no ano de 2014.

 

Existe uma cultura do estupro que patrocina o ódio às mulheres e reforça o corpo da mulher como mercadoria para o desfrute masculino. Ao lermos matérias sobre esse caso e outras centenas de casos de estupro, nós lembramos e sentimos os olhares, as abordagens desrespeitosas, os abusos, os assédios, a respiração acelerada, o medo. Quem de nós mulheres nunca sentiu essas sensações?

 

Precisamos nos posicionar e nos unir para darmos um basta à cultura do estupro, ao machismo e à violência contra a vida das mulheres! Por isso, convidamos a todas e todos para um ATO em solidariedade a jovem de Santa Cruz, Rio de Janeiro, e a tantas outras mulheres que sofreram violência sexual.

 

Nós não iremos nos calar!

Para que nenhum caso de estupro fique impune, lutemos nas ruas!

 

Link do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1712250729047375/

30anos
Grupo Transas do Corpo
Ações educativas em gênero,
saúde e sexualidade.