noticias Publicado em 9 de dezembro de 2010

SPM entrega o Selo da terceira edição Programa Pró-Equidade de Gênero

O Selo é o reconhecimento do esforço feito pelas organizações na implementação em seu cotidiano de práticas de equidade de gênero

A entrega do Selo da terceira edição Programa Pró-Equidade de Gênero acontece na próxima quarta feira (8), às19 horas, em Brasília. Participam da cerimônia, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM),  Nilcéa Freire, acompanhada da diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Lais Abramo,  e da diretora  Regional do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM),  Rebeca Reichmann Tavares.

O Selo é o reconhecimento do esforço feito pelas organizações na implementação em seu cotidiano de práticas de equidade de gênero. O programa propicia às empresas promover mais cidadania e a difusão de práticas exemplares das organizações públicas e privadas de oportunidades iguais e respeito às diferenças no mundo do trabalho.

Este ano 88 organizações se inscreveram e 71 participaram do programa. Desse total, 58 cumpriram qualitativa e quantitativamente da execução das ações pactuadas com programa e receberão o Selo. Das organizações participantes, 29% são do setor de minas e energia, 28% da administração pública direta e 43% são de outros setores. Serão realizadas homenagens especiais, dentre as quais  a entrega de um troféu para nove organizações que o recebem pela terceira vez consecutiva.

Na ocasião, haverá também o lançamento da segunda edição da Revista do Observatório de Gênero, que neste número da publicação traz artigos sobre o uso do tempo, o trabalho doméstico, o trabalho das mulheres rurais, os efeitos da crise financeira de 2008 sobre o emprego e as políticas de conciliação entre trabalho produtivo e reprodutivo.

Durante a cerimônia, será criado o Fórum Nacional da Igualdade no Trabalho (FONIT), com previsão de ser implementado no próximo ano. A proposta do Fórum é ser um espaço permanente de reflexão, comunicação de idéias e de proposição sobre a relação gênero e trabalho entre governos, classe trabalhadora, empresarial, universidades, associações profissionais, sindicatos, organizações não governamentais, organizações de mulheres entre outras.

O Programa Pró-Equidade de Gênero – Dirigido a empresas e instituições de médio e grande porte dos setores públicos e privados, tem como objetivo contribuir para a eliminação de todas as formas d e discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego. O projeto visa intervir na cultura organizacional e na gestão de pessoas das organizações, de forma a gerar mudanças no interior das empresas rumo a construção da equidade entre homens e mulheres no mundo do trabalho.

Veja aqui a lista dos premiados.

Fonte: SPM

https://gestaosepm.serpro.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2010/12/spm-entrega-o-selo-da-terceira-edicao-programa-pro-equidade-de-genero

30anos
Grupo Transas do Corpo
Ações educativas em gênero,
saúde e sexualidade.